• Paulo de Tarso

Dinheiro no lar, conflito ou sucesso



É muito proveitoso falar de finanças na família, porque é no âmbito familiar que as coisas realmente acontecem. É lá que a vida se torna real. Então, nada mais apropriado para a gente entender melhor como lidar com o dinheiro. Eu tenho algumas ideias que você pode colocar em prática para ajudar você e sua família e fazer com que o dinheiro deixe de ser um conflito e passe a ser um sucesso.


Fale sobre o dinheiro Minha primeira sugestão é que vocês comecem a falar sobre o assunto, pois a Bíblia fala muito sobre dinheiro. Então, se é importante para Deus, também é importante para a família. A comunicação é vital em qualquer projeto. Por isso, a família deve conversar abertamente sobre dinheiro. Os pais devem falar para os filhos como eles fazem para ganhar dinheiro. Peçam para os filhos sugerirem maneiras de como economizar dinheiro dentro de casa. Troquem ideias e sugestões e verão como as coisas podem começar a melhorar. Nem sempre impor é a melhor forma, mas soluções compartilhadas e negociadas podem ser uma forma interessante de melhorar o convívio familiar e a administração do dinheiro.

Pais, aprendam Aprender é fundamental. Por isso os pais devem investir tempo para aprender e pôr em prática princípios básicos para administrar bem o dinheiro. Não é para ser doutor em dinheiro. Por experiência, sei que o que arruína as finanças das famílias não é falta de profundo conhecimento das finanças. Nada disso. São coisas básicas que acabam ficando fora dos nossos hábitos pessoais e familiares. Ser doador, criar reservas financeiras, ser cuidadoso com as dívidas, gastar com sabedoria. Sim! Essas coisas que você até já sabe, mas precisa ouvir novamente para se assegurar do quanto elas são importantes.


Pais, ensinem os filhos A Palavra de Deus orienta claramente: “Ensine a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” (Provérbios 22.6). Os pais podem dar uma quantia em dinheiro a cada um dos seus filhos e assim ir ensinando a como administrá-lo segundo os princípios bíblicos. Certamente será uma experiência inesquecível para toda a vida. E os filhos vão agradecer imensamente aos pais por terem sido as pessoas que os ensinaram nessa área tão importante de sua vida.


Família, crie hábitos Hábitos saudáveis levam a gente para frente. Faça isso com o dinheiro. Doem na igreja, economizem, façam investimentos, comparem os preços antes de fazerem qualquer compra. Conversem para ver se o que querem comprar é realmente importante para a família. Hábitos financeiros saudáveis poderão levar sua família a outro patamar.

#Família #Finanças

2 visualizações0 comentário
  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now