• Lucia Thomazi

Dor na alma tem cura



Somente quem já passou por uma depressão, ou quem acompanhou de perto, pode entender a dor que é passar por isso. Muitos nem entendem e fazem brincadeiras indevidas dizendo: “Vai lavar um tanque de roupa que passa”; “Isso é coisa de quem não tem o que fazer”. Que engano, que crueldade com quem está sofrendo com essa enfermidade! A depressão é uma doença que pode ocorrer por diversos motivos e pode apresentar como sintoma desde um desânimo, com tristeza leve, até uma desesperança tão profunda que leva uma pessoa a deixar de viver. Quando aparecem os primeiros sintomas, a pessoa busca uma razão para estar se sentindo assim. Então começa a confusão de sentimentos: “Como eu, sendo cristã, posso estar com pensamentos como estes?”. Esses questionamentos são comuns, e algumas pessoas sentem até culpa por acharem que estão perdendo a fé. Sentimentos como tristeza, desânimo, desesperança são os primeiros a aparecer. Com esses sintomas, a pessoa vai deixando de fazer o que fazia antes, por não ter forças, e de conviver com os amigos. Isso acrescenta, ao que já era insuportável, a solidão e o sentimento de inutilidade. Estabelece-se aqui um círculo vicioso: menos se relaciona, menos faz, aumenta a tristeza e a desesperança; ao perder a esperança e a alegria, menos quer se relacionar e menos quer fazer. Vencer essa enfermidade não é fácil, mas é possível, principalmente porque cremos no Deus do impossível, cheio de misericórdia, poderoso para curar e nosso Pai amoroso. Você não está só! Caso grave precisa de ajuda médica, e não há nada de errado com isso, não é falta de fé, mas na maioria dos casos ainda é possível lutar com armas espirituais. Podemos buscar na fé em Jesus Cristo forças para sair dessa situação. Aqui estão direções bem práticas para quem quer a cura:

1. A pessoa com depressão dificilmente consegue orar na crise, mas é possível ouvir um louvor e simplesmente se colocar no colo do Pai. Não aceite pensamentos de que Deus não está ouvindo ou está rejeitando você por estar desse jeito. Ouça a Palavra, ouça louvores. 2. Tenha uma pessoa para orar com você, para ouvi-lo(a). 3. Por mais que seja difícil, não fique em lugares escuros o dia todo e procure fazer alguma atividade física (dependendo do nível de depressão, é possível), principalmente se estiver no começo. 4. Tenha paciência e misericórdia com você. Não se cobre. Saiba que Deus conhece, ama e não abandona você. 5. Busque irmãos em Cristo que sejam maduros e amorosos para ouvir e direcionar você. 6. Não se acomode nem se deixe dominar pela autocomiseração. São armas do inferno para prender você nesse estado.

Jesus é aquele que sofreu as dores deste mundo, por isso nos entende e está pronto para nos ajudar. Não fuja do Senhor por causa da sua dor, mas corra para seus braços, onde você encontrará todo consolo e força de que precisa.

#Depressão

3 visualizações0 comentário
  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now