Amor verdadeiro



“Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.” Salmos 127.3

Nos dias atuais, temos visto muitos pais preocupados com o futuro dos seus filhos, por isso buscam investir o melhor na vida deles para que tenham suas demandas respondidas, como, por exemplo, onde vão estudar, onde irão morar ao começarem a faculdade, que curso escolherão. Acredito que essa é uma parte do investimento dos pais na vida dos filhos. A outra parte muito importante para ser investida é o TEMPO que dedicamos a eles para ouvi-los, entendê-los, para sabermos o que estão passando, sentindo e como estão vivendo diante dos desafios dessa nossa sociedade. Creio que, como pais, temos a responsabilidade de promover essa aproximação com os filhos, para que exista um relacionamento de amizade. Também temos visto que a mãe tem dividido o papel que até então era do pai. Ela trabalha fora, ajuda no orçamento familiar e ainda toma conta das tarefas domésticas. O pai, por sua vez, tem trabalhado dez ou doze horas por dia para suprir as necessidades da família. Mas de uma coisa não podemos esquecer: é necessário ter tempo de qualidade com os filhos. Sou pai de duas crianças, Ana Julia, com onze anos, e Rafael, com cinco anos, e como pastor tenho a minha agenda, mas como pai separo um tempo para eles, e esse tempo é inegociável, é o nosso tempo, quando conversamos, brincamos, enfim, nos relacionamos. É o tempo de ouvi-los, de responder suas perguntas, de saber como estão na escola, o que aconteceu no seu dia, o que estão passando, quais são os seus sonhos, suas dificuldades. Dedico esse tempo somente a eles, e assim, a cada dia, vou me tornando participante da vida deles, não apenas como um pai que está investindo só num futuro profissional e material, mas tendo a oportunidade de investir em relacionamento familiar, gerando vínculos de amor, carinho, atenção tornando-me não apenas um pai, mas também um amigo. Ao investir tempo na vida dos filhos, temos a oportunidade de saber tudo sobre eles, e assim crescerão sabendo que os pais estão acompanhando seu dia a dia. Nossos filhos devem nos ter como pessoas acessíveis, com quem eles possam interagir e confiar, construindo também uma relação de amizade e respeito, pois o amigo ouve, o amigo ajuda, o amigo é presente em todos os momentos. Assim, o relacionamento entre pais e filhos deve ser construído a cada dia com muito afeto, atenção e afago. Algumas dicas para ter um tempo de qualidade com seus filhos:

Planeje momentos a sós com eles; Saia sem celular; Mantenha o contato físico com brincadeiras e carinhos; Profira palavras de amor e motivação quando estiver com eles.

Nesse tempo a sós com eles, esqueça sua posição, profissão e formação; faça valer cada momento, mesmo que breve, mas que seja intenso e marcante! Que os nossos filhos possam olhar para nós e dizer: “Pai, mãe, vocês são, acima de tudo, meus melhores amigos”. Qual tem sido o seu investimento de tempo em relação aos seus filhos? Tenho aprendido que Deus deu para cada um de nós 24 horas, e temos de saber administrar esse tempo. Podemos dormir oito horas, trabalhar oito horas e ainda nos restam oito horas para dedicarmos ao casamento, ao esporte, à vida espiritual e aos filhos, dedicando-nos por inteiro e dando a eles um tempo de qualidade. Façam atividades juntos, assistam a um filme que eles escolherem! Certo dia minha filha pediu para pintar suas unhas dos pés e das mãos, e eu pintei! Mostre para eles os brinquedos com os quais você brincava na sua época, quebre a rotina, faça algo que nunca fez com eles, e que esses momentos fiquem marcados na mente deles para que possam contar aos seus netos, como vocês foram os melhores pais do mundo para eles! O importante é aproveitar cada minuto e fazer dele uma recordação para a vida inteira. Deus os abençoe!

#Paisefilhos

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now