Educador: vocação, paixão e propósito



A tarefa de educar é sublime, prazerosa e das mais importantes, pois nos permite não apenas ensinar como também aprender! E quando se trata de educadores cristãos, temos ainda a acrescentar que é chamado e vocação!

Somos chamados a fazer o trabalho, somos vocacionados para isso. Deus, a cada um, dá “diferentes dons segundo a graça que nos foi dada” (Romanos 12.6) e devemos glorificá-lo com tudo o que temos, que somos e fazemos.

Devemos também ter paixão pelo que fazemos, colocar nosso coração no exercício de nossa função. Ao realizar nossa tarefa, devemos fazê-lo intensamente, da melhor forma possível, pois a Bíblia nos orienta: “E tudo o que fizerdes… fazei-o em nome do Senhor Jesus” (Colossenses 3.17). “Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos um caminho sobremodo excelente” (1 Coríntios 12.31).

Christopher Day, em seu livro A paixão pelo ensino, diz que “ser apaixonado pelo ensino não é unicamente demonstrar entusiasmo, mas também exercer sua atividade de uma forma inteligente, baseando-se em princípios e valores”.

Que valores e princípios serão mais caros a um educador cristão do que os valores e princípios bíblicos? Eles são o motivo da nossa paixão pela educação. Nosso compromisso e nossa razão de ensinar!

Finalmente, ao exercer nossa profissão, devemos fazê-lo com propósito. É necessário que tenhamos bem claros nossos objetivos, a saber: promover a excelência acadêmica; contribuir para que os alunos desenvolvam seu potencial individual; encorajá-los a desenvolver o espírito de cooperação, de solidariedade, de respeito próprio e respeito ao próximo; mas, sobretudo, ajudá-los a desenvolver uma visão de mundo informada e transformada pelas verdades bíblicas.

Dessa forma, estaremos cumprindo o que nos recomendam as Escrituras: “... torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. (…) Não te faças negligente para com o dom que há em ti…” (1 Timóteo 4. 12, 14 ).

Que Deus nos capacite, nos oriente e nos sustente, fazendo “prosperar o trabalho de nossas mãos”!

#Administração

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now