Como preparar um orçamento financeiro adequado



Eu prefiro chamar de Plano. Sim! O Plano de Deus para sua vida financeira. E colocar tudo lá. E que tal não ter de fazer mais aquela pergunta: para onde foi o dinheiro? Isso não seria maravilhoso? Então vamos lá! Lápis e papel na mão, ou mesmo aquela planilha eletrônica. Não importam as ferramentas, mas sim a vontade de ter um efetivo controle sobre os gastos.

Eu vou falar de cinco áreas em que você deve anotar cada valor e assim saber para onde o dinheiro deve ir.

1. Renda Esta é normalmente bem simples para os que são funcionários. Anote qual é o valor de seu salário bruto. Caso tenha uma renda que varia mês a mês, faça a média de ganhos dos últimos doze meses. Pronto! Esse é o valor que vai nessa primeira linha.

Logo abaixo da renda vêm as despesas, que se dividem da seguinte forma:

2. Doações (Malaquias 3.10 e 2 Coríntios 9.7) Coloque logo em primeiro lugar suas contribuições na igreja local. Seu dízimo e sua oferta. Depois, você pode colocar a ajuda para a família e também para pessoas pobres.

3. Agora, que tal separar uma parte de sua renda para formar reservas financeiras que vão ajudar você em vários momentos de sua vida (Provérbios 21.20)? Desde uma necessidade emergencial até a compra planejada das mais diversas coisas e também serviços. Pode ser um eletrodoméstico ou uma passagem aérea. Experimente começar com pelo menos 10% de sua renda e vá aumentando.

4. Eu não posso deixar de falar sobre as dívidas (Provérbios 22.7) Estabeleça um plano para pagamento de suas dívidas. Comece listando cada uma delas e depois planejando detalhadamente como quitá-las. À medida que for quitando essas dívidas, vai sobrar mais dinheiro para doar, para reservas e gastos.

5. Por último, liste todos os seus gastos, tais como moradia, transporte, assistência médica, supermercado, entre outras (Filipenses 4.12).

Agora é juntar a família para colocar em prática tudo o que está no plano das ideias.

Você vai perceber o quanto é bom trocar ideias e ver as coisas funcionando muito melhor do que estão hoje.

#Finanças #Administração

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now