O desafio de harmonizar a vida familiar e ministerial



A dedicação ao ministério deve preceder a família? A família deve ser prioridade antes do ministério? Ministério e família são a mesma coisa? Afinal, qual dessas perspectivas é a mais correta? É possível que você já tenha ouvido defensores de cada uma dessas correntes de pensamento. Elas ecoam em nosso mundo eclesiástico cada vez mais diversificado e confuso. Refletindo sobre esse tema, lembrei-me da experiência de Moisés e o dilema enfrentado por ele em harmonizar a vida familiar e ministerial. Êxodo 18.1-12 comunica para mim alguns sinais de uma família em perigo por causa dessa tensão, dessa linha tênue, na qual se encontram muitos pastores, líderes e membros em nossas igrejas. Esse texto mostra Moisés no pleno exercício de seu ministério como líder e pastor do povo de Israel. Mas o que poucas pessoas percebem é que, por trás de toda dedicação que ele tinha por seu chamado, sua família corria alguns riscos muito sérios.

1. Cônjuges distantes um do outro (vv. 1-2): Moisés havia deixado sua esposa, Zípora, na casa de seu sogro Jetro. Enquanto isso, entregava-se ao trabalho de liderar o povo rumo à terra prometida. Essa situação criou um ambiente de distância física, geográfica e emocional. Ele voltava todos os dias para sua tenda e não tinha ali sua esposa para aquecê-lo, ouvi-lo. Ele não tinha Zípora ao seu lado para namorar, curtir, cuidar dela e viver a vida comum do lar. Isso deixava ambos vulneráveis a conflitos, inseguranças, crises e à separação. 2. Pais distantes dos filhos (vv. 1-2): Note que essa distância também se aplicava aos filhos de Moisés, Gérson e Eliezer. Eles estavam crescendo sem a presença do pai e correndo o risco de se tornarem “órfãos” de pai vivo. Esse tipo de situação, muito comum entre nossos líderes, tem causado um terrível estrago no processo de formação emocional das crianças, que se desenvolvem com feridas paternas, com um vazio na alma que tem um custo muito caro ao se tornarem adultas. O compromisso de criar e educar os filhos pertence ao casal. Deve ser um trabalho em equipe, parceria, interdependência. Pais e filhos devem colecionar memórias de todas as etapas no processo de desenvolvimento. 3. Família dependente dos pais (vv. 1-4): Jetro tinha todas as condições de criar, dar suporte e apoio para sua filha e genro. Imagino que para ele era algo até mesmo prazeroso ter a companhia da filha e dos netos em sua casa. Mas a ordem é clara para aqueles que se casam: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2.24). O núcleo familiar, constituído pelo pai, mãe e filhos, precisa ser bem trabalhado, precisa ter seu próprio espaço. Isso contribui para firmar o referencial de autoridade e construir a identidade de um ambiente familiar saudável, equilibrado, sem interferência dos parentes. A família de Moisés corria esse risco. 4. Confusão de valores (vv. 5, 13-24): Quando Jetro leva sua filha Zípora e os netos para devolvê-los a Moisés, encontra-o dedicado ao ministério. Jetro agiu com muita sabedoria. Como um mentor, fez perguntas inteligentes ao seu genro. Para mim, os questionamentos revelam que Moisés estava confundindo os valores, as prioridades, colocando o ministério na frente da sua família. Era como se a família não existisse na vida de Moisés. Sua família estava em perigo.

Preste atenção! Família não pode ser um apêndice na sua vida, algo à parte, uma estrutura secundária e muito menos um peso. A família também é seu ministério. Não faça disso uma dicotomia! Família é lugar de acolhimento, apoio, ajuda, refúgio, descanso, refrigério. Se sua família está em perigo, pare, puxe o freio de mão. Coloque ordem em sua vida, no seu ritmo, na sua agenda. Acerte as coisas com sua esposa e com seus filhos. Quem não cuida da sua família é pior que o incrédulo (1 Timóteo 5.8). A) Com quais desses sinais de uma família em perigo você se identifica? B) Quais passos práticos você poderia dar para harmonizar sua família e ministério?

#Divórcio #Separação

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now