Para uma sociedade mais justa, humana e cristã



A família é a célula fundamental da sociedade. Ela agrega novos membros, forma sua personalidade e transmite valores essenciais de convivência civil e social, como a dignidade, a confiança mútua, a liberdade, o diálogo, a solidariedade, a obediência e respeito à autoridade. O papel social da família parece que está em crise e vem passando por transformações significativas.

Nos dias atuais, temos visto a família sendo influenciada por uma série de conceitos prejudiciais aos relacionamentos, abalando sua estrutura.

A mídia ensina a trapacear, ludibriar, maridos a serem infiéis à esposa, esposas serem infiéis ao marido, relacionamentos homossexuais, e não vemos nela uma família padrão, em que um homem confronte seu colega de trabalho porque é infiel à esposa ou pais falando a verdade bíblica sobre relacionamentos homoafetivos e suas consequências tanto para a desestruturação familiar quanto para a eternidade.

Não vemos, nem veremos, porque cada vez mais a desestruturação familiar será enfocada pelos meios de comunicação, portanto precisamos optar por não nos tornarmos filhos da desgraça. A família nas mãos de Deus coopera na missão divina de dar e de proteger a vida e assim promove a cultura da vida, colocando-se contra a cultura que querem enraizar nos dias de hoje e que leva à morte.

Precisamos entender que é urgente a necessidade de um retorno aos princípios sagrados, à vida de Deus. Todo homem, principalmente aquele que adquiriu uma nova identidade de fiel seguidor desses princípios, por ter sido alcançado por eles, deve honrar seus compromissos, ter uma vida decente, pois a Palavra nos molda a uma vida de excelência.

Diante dos problemas e dificuldades que a família enfrenta neste mundo, é necessário que tenhamos posições bem-definidas e firmes na Palavra de Deus. Famílias bem-estruturadas e firmes em seus valores morais e espirituais é o que a sociedade espera ver na realidade dos lares cristãos. E precisamos ser como Josué na sua firme decisão: “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do rio Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15).

Se o mundo está nessa terrível situação, é porque as famílias têm sido fracas em suas posições contra o pecado. Na maioria das vezes, os chefes de família lavam as mãos, quando deveriam assumir posturas diante da sociedade. Que Deus tenha misericórdia das famílias e nos ajude nesse tempo difícil a tomar a resolução de levar nossa família a servi-lo. Não podemos ficar de braços cruzados achando que é assim mesmo, que o mundo mudou e devemos aceitar tudo que vem em nome do progresso. Precisamos urgentemente seguir o exemplo de Josué e conduzir nossa família ao altar do Senhor.

A tarefa principal da família cristã é a de viver em comunhão, num constante empenho por fazer crescer o amor, o amor entre o homem e a mulher e também entre os membros da família, entre pais e filhos, irmãos e irmãs, parentes e familiares. Mais fundamentalmente, a família está a serviço da vida. É necessário praticar a Palavra de Deus para esse fim, porque sem Ele somos estéreis. Com Deus somos frutíferos e revelamos ao mundo a comunhão do amor, baseada no respeito pela vida e pela dignidade humana, que nos é dado pelo fato de termos sido criados à imagem de Deus.

Se a família for temente a Deus e tiver posições bem-definidas e firmes diante da sociedade, é certo que haverá de gozar das mais ricas bênçãos celestiais.

“O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão. Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão” (Salmos 37.23-25).

A família e a igreja unidas são as mais importantes instituições para ajudar na formação moral, psicológica, emocional e espiritual de nossos filhos.

A família nas mão de Deus é uma força de sustentação, uma instituição fundamental. Fortalecer a família na Palavra de Deu é obter uma sociedade mais justa, humana e cristã.

#AfamílianasmãosdeDeus #Casamento

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now