Organizando as finanças no primeiro ano do casamento



Vocês acabam de entrar em uma nova fase de sua vida: o primeiro ano do casamento. Muitas mudanças para o marido e a esposa. Deixaram o conforto da casa dos pais. É uma turbulência de sentimentos, de emoções, de novos desafios que estão diante de vocês. E no meio de todas essas coisas, vem também a mudança em sua vida financeira. Então, como lidar com o dinheiro nessa nova fase da vida?

Adotando o padrão da Bíblia Minha primeira dica é que vocês precisam conhecer o que a Bíblia fala sobre como administrar o dinheiro. Em minha experiência falando nas igrejas, eu vejo claramente que os cristãos, de uma forma geral, não conhecem os princípios bíblicos de administração do dinheiro. Então, é um momento adequado para investir no conhecimento mais aprofundado do que a Bíblia fala e orienta sobre esse assunto. E aqui eu vou falar pelo menos de alguns deles. É uma orientação inicial e prática.

Vocês não são mais dois, mas passaram a ser um Este é um princípio muito importante e poderoso da Palavra de Deus. Está escrito lá em Gênesis 2.24: “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne”. Então, nada de viver uma vida financeira de separações, tipo eu pago minhas contas e ele(a) paga as contas dele(a). Isso simplesmente não existe para um casal que quer levar Deus a sério. O plano de contas é um só. Mesmo que os dois trabalhem, a renda, embora de origens diferentes, vai se transformar numa só.

Oração em primeiro lugar Vocês devem sempre iniciar cada meta ou necessidade financeira com uma oração. Esta é a orientação clara da Palavra de Deus. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4.6). Não há nada melhor do que saber que Deus está interessado na vida financeira de vocês. Então coloquem Deus como Senhor nessa área também.

Um plano vencedor para usar o dinheiro A primeira coisa que vocês devem fazer é um plano bem-elaborado para usar o dinheiro. E nesse plano vocês vão transformar os princípios em metas financeiras. Veja como deve ser o plano vencedor:

1. Quanto vocês ganham 2. Quanto vocês doam (dízimos e ofertas) 3. Quanto vocês poupam 4. Quanto vocês pagam de dívidas 5. Quanto vocês gastam

É claro que seria muito bom eliminar o item 4. Na verdade, seria muito bom nem começar com ele. E isso só pode ser feito com um bom planejamento. Mas eu o coloco aí porque, em geral, é a realidade para a maioria dos casais.

Invistam em conhecimento Conheçam mais sobre o assunto dinheiro na Bíblia. E pelo menos uma vez por mês tirem um momento para falar sobre o assunto e rever o plano vencedor. Façam as correções para nunca gastar mais do que ganham, para que sejam generosos na igreja local e ainda construam as reservas financeiras necessárias para comprar sempre à vista.

Sucesso nessa nova caminhada a dois.

#Casamento #FinançasemFamília

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now