Estabelecendo projetos juntos



Pessoas da minha idade às vezes têm dificuldade em entender a maneira como os jovens de hoje se comunicam na Internet, especialmente com as abreviações. Os norte-americanos usam as letras bff para dizer “Best friends forever” (melhores amigos para sempre).

Eu acabei de passar uma semana com uma de minhas bffs. Seu nome é Betty, e ela é uma querida amiga minha há mais de sete décadas. Pois é, ela é minha mãe. Como eu gosto de passar um tempo ao lado dela! Sempre quis ter esse mesmo tipo de relacionamento com minhas filhas. Hoje posso dizer, feliz, que minhas três filhas também são minhas bffs. Daqui a poucos dias, todos estaremos juntos para a primeira “reunião em família”, depois de muitos anos. Estou contando os minutos para esse dia chegar!

Mas o que é um amigo? Como os pais podem ser amigos dos seus filhos e vice-versa?

Um amigo verdadeiro está sempre disponível e acessível. A Bíblia ressalta em Provérbios a importância de um amigo “chegado”, próximo, perto (Provérbios 18.24; 27.10). Amigos sempre têm tempo para amigos. Contudo, verdadeiros amigos não sufocam ou cobram, isto é, não são possessivos.

Um amigo é leal – “Em todo o tempo ama o amigo” (Provérbios 17.17). Um verdadeiro amigo nunca fala mal de você para outras pessoas. Ele(a) sabe guardar seus segredos preciosos e nunca o decepciona.

Um amigo fala a verdade, mesmo quando você não quer ouvi-la – Às vezes percebo que certos pais estão mais interessados em serem amigos de seus filhos pequenos do que autoridade na vida deles. Há ocasiões e circunstâncias que exigem correção, repreensão e disciplina. Temos que falar (e exercer) a verdade, mas sempre com amor. “Leais são as feridas feitas pelo que ama” (Provérbios 27.6).

Um amigo celebra com você nos bons momentos e o conforta nos maus – Devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram (Romanos 12.15). Não podemos esquecer um amigo que passa por um infortúnio (Provérbios 27.10).

Um amigo dá bons conselhos – “Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim o amigo encontra doçura no conselho cordial” (Provérbios 27.9).

Amigos apresentam seus amigos ao maior de todos os amigos! Não podemos ser “amigos para sempre”, bffs, se não vamos passar a eternidade juntos. Por isso minha mãe falou do evangelho para mim e eu também falei dele para minhas filhas. Que tipo de amiga eu seria se não tivesse feito isso?

Em Jesus temos um amigo mais chegado que um irmão. Quando aceitamos Jesus como Salvador, Ele nos aceita como amigos (João 15.15) e está sempre disponível e acessível para nós. Ele é fiel. Jesus celebra as nossas vitórias conosco e nos conforta na tribulação. Seus conselhos são sempre os melhores, os mais sábios e certeiros.

Eu e Jesus somos bffs!

#Paisefilhos

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now