AÇÃO, comunicAÇÃO e transformAÇÃO



A ação é parte inerente do ser humano. Agir é como a nossa respiração, é um ato fundamental à sobrevivência e até involuntário, pois o fato de não agir é, por si só, uma ação de inércia. A comunicação também é uma ação, mas é uma ação de transmitir uma mensagem e, eventualmente, receber outra mensagem como resposta.

Sabendo que a ação é algo constante em nossa vida, vamos ver neste artigo como a ação comunica algo, seja com palavras, seja sem palavras.

Eu sei que todas as vezes que pensamos em comunicação pensamos em palavras, mas quero mostrar a você a importância de se comunicar com o corpo e com as ações, mesmo que palavras sejam expressadas nessas ocasiões, pois as pessoas captam o que falamos da seguinte forma: 7% da comunicação seria atribuída ao componente verbal (seu significado), 38% ao componente vocal (no caso específico, o tom da voz) e 55% ao componente facial (expressão do rosto).

Portanto, a linguagem corporal é responsável por nossa comunicação, e até crianças conseguem perceber isso. Por diversas vezes meus filhos pegaram meu rosto e viraram para elas, ou sentaram no meu colo e olharam no meu olho, pois sentiram que não eram ouvidas, já que era isso que eu comunicava, ainda que achasse o contrário.

Então aprenda a falar com seu corpo, com seu olhar, com seu toque, com seu sorriso, com seus olhos focados na direção correta e abertos para mostrar interesse. Quando fizer uma ação para outra pessoa que gostaria que ela notasse, ou quando fizer o que foi pedido com tanto carinho, faça com alegria, faça vivendo aquele momento e não como se fosse uma obrigação, como se estivesse num outro lugar. As pessoas sentem como sua ação toma forma e se relacionam com sua ação de forma intensa.

A ação é uma linguagem de amor, ela expressa o valor que você dá ao momento. Por exemplo, uma ação de comprar um presente expressa para a pessoa que ganhou que você pensou nela, que você parou suas atividades para pensar no que ela gostaria de ganhar, que você passou na loja para adquiri-lo. Da mesma forma, existe valor na ação de parar com alguém para tomar café, ou ajudar numa tarefa, numa atividade, ou se voluntariar para alguma coisa. Todas essas ações dizem que você é um amigo para todas as horas, que você se importa.

Apesar de a ação ser vital tanto na vida como na comunicação, quero ressaltar a importância das palavras. Elas são parte da ação de comunicar e são tão importantes, por possuírem significado, que na Bíblia temos centenas de versos falando sobre isso, mas irei ressaltar dois: “A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez” (Provérbios 15.2); “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto” (Provérbios 18.2).

Esses dois textos deixam bem claro a importância de sermos sábios ao falarmos, ao nos pronunciarmos e ao nos comunicarmos. Eu já passei pela experiência de ser tolo ao falar ou de ter recebido uma palavra não sábia, e isso me levou à amargura e a desistir de coisas, porque derramaram em minha alma um veneno que me intoxicou, mas quando fui sábio ao falar e escutei palavras sábias, pude construir vidas e me transformar numa pessoa melhor, caminhando em direção à vida, à plenitude de Deus.

Você com certeza adquiriu mais conhecimento por meio deste artigo. Conhecimento é bom, mas bênçãos são produzidas no momento em que colocamos conhecimento em AÇÃO, e nada produz mais bênção do que uma comunicAÇÃO sábia, portanto convido você a colocar em prática o que aprendeu aqui, para que haja transformAÇÃO e assim construa relacionamentos e uma vida frutífera, ligada à videira verdadeira, com aquele que chama você de amigo, o próprio Deus.

#Comunicaçãoação #Casamento

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now