• Admin

Um plano de Deus



A família é um plano de Deus, e na Bíblia encontramos toda a orientação para que ela se estruture e viva feliz: qual é a função do pai, da mãe e dos filhos, como deve ser o relacionamento entre eles no lar e qual é o papel a ser desempenhado por cada um dentro e fora de casa. Porém, o que Deus mais espera é que a família decida servi-lo.

O livro de Provérbios mostra vários conselhos para cada membro da família, e quando esses ensinamentos estão em nossa mente e os seguimos, muitos dos conflitos são evitados e vive-se em paz no lar.

A história de minha família nas mãos de Deus começou com meu avô Antônio Bernardo Júnior, que tomou a decisão de colocar sua vida sob a direção de Deus e confirmou-a em 16 de fevereiro de 1919, sendo batizado junto com sua esposa, Isaura Angélica Bernardo, em 27 de julho de 1920. Em outubro de 1924, foi ordenado ao ministério da Palavra. Assim criou sua família nas mãos de Deus.

Meu pai, Salovi Bernardo, que veio dessa criação de uma família na dependência de Deus, pôde experimentar um cuidado da parte do Senhor providenciando cada necessidade do seu lar. Ele foi ordenado ao ministério da Palavra em 23 de outubro de 1953, sendo orador naquela noite seu pai Antônio Bernardo Júnior. Em 9 de janeiro de 1954, casou-se com Cenyra Pinel Bernardo e foram morar na cidade de Marília, onde nasceram seus oito filhos, criados na presença do Senhor. Lembro-me muito bem dos cultos em minha casa com minhas sete irmãs, e à medida que crescíamos começaram a surgir oportunidades de sermos os dirigentes do culto, e como levávamos isso a sério! Nossa primeira experiência com Cristo aconteceu dentro de nosso lar.

Recordo-me que quando tinha dez anos confirmei minha decisão de aceitar a Cristo como meu Salvador e Senhor. Na minha infância, adolescência e juventude, cresci em intimidade com Deus, sendo embaixador do Rei e servindo a igreja em vários ministérios. Na denominação, fui líder da Juventude Batista do Estado de São Paulo e integrante do Conjunto Som Maior. Fui ordenado ao ministério da Palavra em 22 de outubro de 1983, e meu pai fez a oração consagratória e depois pregou no culto de posse na Primeira Igreja Batista em Araras. Em 14 de janeiro de 1984, casei-me com Emilce Mendes de Almeida Bernardo e tivemos dois filhos: Cíntia Almeida Bernardo e Cristiano Almeida Bernardo, que foram criados com o seguinte versículo em sua mente: “… eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15b). Meu filho também é pastor, casado com Joicelu da Mota Bernardo, e também está criando sua filhinha Rebecca da Mota Bernardo nos caminhos do Senhor. Minha filha Cíntia se casará com Daniel Zocchio e formarão um novo lar que serve ao Senhor.

Narrei essa pequena história para demostrar que uma família nas mãos de Deus instrui os seus, como diz a Bíblia em Deuteronômio 6.6-9: “E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por testeiras entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas”.

Deus é fiel e quer abençoar sua família. Fica a minha pergunta agora: você deseja a bênção de Deus em seu lar? Então tome a decisão que minha família tem tomado há quatro gerações e verá as mesmas bênçãos sobre você também. Nem sempre foi um mar de rosas, mas sempre tivemos a presença de Deus cuidando de cada um de nós.

#AfamílianasmãosdeDeus

  • Twitter Clean
  • w-facebook