Equilibrando carreira, casamento e família



Vida agitada e falta de tempo são duas características muito comumente associadas ao perfil de grande parte do mundo atual. De um lado, a dedicação profissional, reuniões, busca por resultados, reconhecimento, promoção; de outro, a vida espiritual, a vida pessoal, cuidar da família, arrumar a casa, acompanhar o desenvolvimento dos filhos e lembrar-se de pagar todas as contas. Administrar o tempo parece simples, mas, com tantas responsabilidades, muitas vezes o trabalho acaba em casa ou os problemas do lar são resolvidos no ambiente corporativo.

O homem moderno está cada vez mais ligado à vida profissional, e as empresas realmente exigem essa dedicação. Para alcançar sucesso na carreira, é fundamental abraçar os objetivos da empresa e trabalhar o tempo que for necessário para resolver problemas ou buscar melhorias. No entanto, para que tudo ocorra de maneira saudável, é necessário que os dois lados da vida estejam em equilíbrio. Olhando este cenário, perguntamos: como manter o equilíbrio adequado?

Em primeiro lugar, devemos parar e dedicar um tempo para reflexão e redefinir as prioridades para a nossa vida. Porém, muitos homens e mulheres têm dificuldades para executar essa tarefa. Os questionamentos são muitos: quanto tempo vou dedicar ao trabalho? Como vou manter meu status e o da minha família? Como vou manter a qualidade de vida? Vou conseguir manter os meus relacionamentos? Para uma boa reflexão, devemos nos perguntar qual a área ou áreas de nossa vida são mais importantes.

Imagine a vida como um equilíbrio de pratos, em que os pratos representam:

  • O trabalho (carreira);

  • A família;

  • Sua saúde;

  • Seus amigos (relacionamentos); e

  • Sua vida espiritual.

A questão é: como você vai manter todos equilibrados, para que não caiam e se quebrem? Para definir nossas prioridades, o homem, a mulher, a família cristã devem, em primeiro lugar, buscar a direção nas Escrituras, a Bíblia.

Então vamos lá! O que diz a Bíblia sobre o que é mais importante?

1. “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” – Deuteronômio 6.5 Faça uma reflexão e veja a quem você tem dedicado mais seu tempo, sua atenção, seus pensamentos. Deus espera que nós o amemos e o adoremos acima de todas as coisas que fazem parte da nossa vida. Não estou dizendo que é errado trabalhar, sair com a família, com os amigos, divertir-se. O que eu quero que você entenda é que nada deste mundo deve ocupar mais seu coração, seus pensamentos e adoração do que Deus. Ele lhe deu o fôlego de vida, Ele guia seus passos, somente Ele é digno de todo louvor! Este é o primeiro prato, que é de cristal. Se você deixá-lo cair e ele quebrar, será muito difícil restaurá-lo.

2. “Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol.” – Eclesiastes 9.9 Relacionamento é como uma planta: para crescer bonita e saudável, precisa ser tratada, podada, regada, medicada, alimentada. Não se conforme com um relacionamento medíocre, fraco, defeituoso. Exija o melhor. Esteja sempre atento para pontos que não estão bem no casamento. Quando for o caso, procure corrigir, converse, mude, peça perdão, perdoe, enfim, esteja sempre crescendo em qualidade. Ao mesmo tempo, esteja atento para os pontos positivos e valorize esses pontos, chame a atenção um do outro e vibre com isso. Este é o segundo prato, que é de cerâmica. Se ele cair e se quebrar, pode ser consertado, mas a restauração completa vem de Deus.

3. “Não seja sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.” – Provérbios 3.7-8 Ter saúde é uma grande bênção. Quando temos o corpo saudável, temos mais força para trabalhar, servir a Deus e desfrutar da vida. Deus tem poder para restaurar a saúde de quem está doente, mas faça a sua parte. Quando temos saúde, devemos ser gratos a Deus. Este é o terceiro prato. Se deixarmos de cuidar de nosso corpo, como vamos adorar a Deus, como vamos ter motivação para a nossa família?

4. “Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.” – Provérbios 17.17 Um bom amigo valoriza a amizade nos tempos bons e ruins. Até mesmo nos momentos difíceis ele está presente para apoiar. Muitas vezes, o que uma pessoa precisa é apenas de um bom conselho, um bom diálogo, vindo de um amigo que deseja o melhor. E que com sabedoria dirá as palavras certas. Este é o quarto prato. Devemos cultivar as nossas amizades e ganhar vidas para o reino de Deus.

Então temos o quinto prato: o trabalho, a nossa carreira. Como devemos administrar essa área?

A Bíblia nos ensina a encarar o trabalho de forma equilibrada. Ela condena a preguiça e incentiva a pessoa a ser trabalhadora (Provérbios 6.6-11; 13.4). Mas ela não aprova trabalhar em excesso. Em vez disso, incentiva-nos a relaxar e descansar de tempos em tempos. “Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho árduo, e aflição de espírito” (Eclesiastes 4.6). Portanto, não devemos ficar tão envolvidos com o trabalho a ponto de negligenciar nossa família, nossa saúde e principalmente nossa comunhão com Deus. Não há nenhum mérito em se matar de trabalhar!

Logo você vai perceber que o trabalho é como um prato de silicone. Se deixar de colocar todos – repito, todos – os seus esforços para mantê-lo, mesmo que ele pare ou caia, você conseguirá colocá-lo em movimento de novo.

Mas os outros quatro pratos – sua vida espiritual, sua família, sua saúde e seus amigos – são frágeis como cristal e vidro. Se você soltar qualquer um, ficará irremediavelmente lascado, marcado, com arranhões ou mesmo quebrado, vale dizer, nunca mais será o mesmo.

Devemos entender que temos de nos dedicar e nos esforçar para conseguir cuidar do mais valioso. Trabalhe eficientemente no horário regular do escritório e deixe o trabalho no horário. Gaste o tempo requerido com a sua família e os seus amigos. Faça exercícios, coma e descanse adequadamente. E, sobretudo, cresça na sua vida interior, espiritual, que é a mais importante, porque é eterna.

#Carreira #Tempo #Família #Casamento

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now