Seu filho precisa de significado



“Os filhos são um presente do Deus Eterno; eles são uma verdadeira bênção” (Salmos 127.3 – NTLH). O que estamos fazendo com esses presentes que Deus nos deu? Nossa responsabilidade é formar a geração futura deixando marcas no seu caráter que a leve a superar os obstáculos vindouros. Por isso, o papel dos pais torna-se um privilégio e uma grande oportunidade de tempo integral que não pode ser terceirizada. “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22.6).

A promessa de Deus se cumpre quando começamos bem cedo, mas também com intensidade. “Portanto, amem o Eterno, o nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não se esquecerem delas; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões” (Deuteronômio 6.5-9 – NTLH). Hoje, será que estamos forjando o caráter de nossos filhos desta maneira?

Minha vida matrimonial com Emilce, que já dura 32 anos, gerou Cíntia e Cristiano, e sinto-me realizado com essa tarefa quase completada, pois ambos servem a Deus em seus ministérios e são dedicados ao Senhor, mas também vejo as mesmas preocupações que o pastor Cristiano tem agora ao criar sua filha Rebecca nos mesmos caminhos da Palavra de Deus. Temos o privilégio de cuidar da Rebecca alguns dias da semana em nossa casa, ajudando meu filho e minha nora Joicelu a instruí-la desde os seus sete meses nos caminhos do Senhor. É gratificante ver esse “presente do Deus Eterno”, desde os seus primeiros passos, ser criada nos ensinamentos do Senhor Deus.

Nesse percurso da caminhada nem tudo é plano e fácil. Veja o que aconteceu com Abraão depois de ter seu filho já na velhice e amá-lo muito: Deus o pede em sacrifício (Gênesis 22). Prova difícil, mas ele teve a oportunidade de ensinar a maior lição para seu filho Isaque, mostrando-lhe que sua fé estava firmada em um Deus que tudo pode. Hoje, que lições ensinamos aos nossos filhos no final de cada mês? Confiamos e descansamos nesse mesmo Deus, como lemos em Salmos 37.5?

Dia a dia nossos filhos vão enfrentar desafios, e o que eles esperam de nós? Que sejamos um porto seguro onde possam repousar, ser restaurados e encorajados a fazer novas incursões.

Não conseguiremos livrar nossos filhos de todos os perigos, mas temos a obrigação de estarmos ao seu lado apoiando e encorajando. Não lutaremos suas batalhas, mas intercederemos no dia a dia.

#Paternidade #Filhos #Exemplo

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now