Elogio: ferramenta para o desenvolvimento



Elogio não custa nada e faz um bem tremendo para quem faz e para quem recebe. Elogiar é reconhecer em nossos filhos suas habilidades e motivá-los para que eles desenvolvam cada vez melhor suas potencialidades.

O elogio, quando é verdadeiro, fortalece, traz alegria e promove autoconfiança. O contrário é a depreciação – talvez podemos chamar de lisonja –, que só promove orgulho, competição, agressividade, baixo rendimento escolar, rebeldia, desleixo, além de ensinar a mentira.

Em uma pesquisa nos Estados Unidos com crianças de três e quatro anos, os cientistas colocaram um microfone atrás das orelhas delas e gravaram o que elas ouviram durante 24 horas. A partir dos dados obtidos, concluiu-se que, desde que nasce até completar oito anos, uma criança recebe cem mil “nãos”: não faça isso, não faça aquilo, não ponha a mão aqui, não risque isto, não, não, não e não! Os cientistas concluíram também que para cada elogio a criança recebia nove repreensões.

O que acontece com nosso cérebro diante de tantas negativas? Vai criando limitações para que possamos nos sentir aceitos pelos nossos pais e por outras pessoas. Somos limitados e impedidos de ter um desenvolvimento saudável, principalmente quando as repreensões são maiores que os elogios e quando essa avalanche de críticas parte do pai e da mãe, que são nossos referenciais.

Estamos vivendo uma crise de paternidade: os pais não sabem ser pais, portanto não sabem o que cobrar de seus filhos, não sabem o que ensinar. Hoje temos uma geração que vive procurando seus pais, e outros que detestam seus pais, pois perderam a referência quando crianças, foram abandonados e rejeitados por seus possíveis heróis; o que receberam foi a tristeza de viver com a ausência de seu pai ou mesmo com a presença de um pai apático, sem expressão e sem uma palavra de sabedoria, pois tudo era a mãe que resolvia.

A palavra de um pai pode levantar a vida de seu filho ou até destruí-la; pode motivá-lo a ser o melhor em suas escolhas ou ser o pior que uma sociedade pode presenciar.

A palavra de Deus Pai no salmo 119 é desejada por seus filhos, pois ela traz vida e sucesso, dá entendimento, abençoa-os e os faz alcançar lugares altos, desde que ela esteja escondida em seu coração. Essa palavra é tão poderosa que alimenta a alma e ilumina o filho para que ele não caia em armadilhas, mas ande na luz. Essa palavra do Pai serve de referência para entendermos a importância da palavra de um pai terreno na vida de seu filho.

O livro de Provérbios também está cheio de conselhos para que o filho ouça e obedeça à palavra de seu pai, pois isso trará saúde e prosperidade, livrará de perigos e trará direção para sua vida. Diante da palavra de Deus Pai, percebo que grau altíssimo de responsabilidade a palavra de um pai tem diante dos ouvidos atentos de seu filho.

O que você, como pai, tem dito para seu filho sobre a vida, sobre o futuro, sobre Deus? Saiba que ele vai levar esses valores por toda a sua vida e ensinará a seus filhos (próxima geração). E você, filho, o que tem feito com o que recebeu de seu pai?

Responda a essas perguntas e comece uma mudança a partir dos verdadeiros elogios que promovem caminhos de felicidade no desenvolvimento da vida e nas próximas gerações.

#Paternidade #Filhos #Educação

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now