Questões divinas: onde estou?



Algumas vezes me lembro de uma charge de uma revista cristã em que havia uma pessoa segurando uma placa dizendo “Jesus é a resposta” e do lado dela havia outra pessoa com uma placa dizendo “Qual a questão?”.

Frederick Buecher (famoso teólogo contemporâneo) aconselha: “Não comece procurando na Bíblia pelas respostas que ela dá, mas comece escutando as perguntas que ela faz”. Ao estudar a Bíblia com este novo par de óculos mostrando uma nova perspectiva, tive uma surpresa, pois percebi que Deus tem falado comigo de maneira excepcional. Percebi que, quando as coisas acontecem comigo no dia a dia, quando tenho um problema no serviço, um desentendimento familiar ou simplesmente passo por uma perseguição aparentemente sem nenhum motivo, melhor do que entender por que estou passando por isso é entender o que Deus está me perguntando por meio dessa situação.

Qual é a minha resposta diante do que estou passando? Será que minha resposta condiz com minha vida de filho do Deus Altíssimo? Será que me alegro com Ele em todas as circunstâncias? Será que entendo que Ele está no controle ou me desespero, procuro ajuda humana ou faço algum tipo de atalho (não lícito) para resolver o problema? Eu creio que, a partir da minha resposta, Deus sabe onde estou na minha caminhada com Ele, se estou preparado para mais ou não.

Quando Deus chegou ao Jardim do Éden e procurou por Adão e Eva e não os encontrou, Ele poderia ter dito: “Adão! Eva! Podem vir me encontrar, pois sei que vocês erraram e Jesus, a resposta para tudo, virá para salvá-los”. Contudo, Ele perguntou: “Onde está você?”. Essa questão força Adão e Eva a responderem diversas questões que precisavam ser entendidas para serem resolvidas e então poderem continuar sua jornada e missão.

1. Onde estavam Adão e Eva espiritualmente? Lembre-se de que antes eles eram salvos e livres do pecado, mas agora tinham de entender que eram pecadores e precisavam da salvação.

2. Onde estavam Adão e Eva regionalmente? Lembre-se de que eles viviam no Jardim do Éden, portanto viviam num lugar celestial, e agora iriam morar fora, num lugar onde teriam de suar para ter alimento.

3. Onde estavam Adão e Eva relacionalmente? Antes, viviam um relacionamento perfeito, não tinham vergonha de estarem nus na frente um do outro, mas agora o relacionamento passaria por novos desafios diante da situação do pecado.

4. Onde estavam Adão e Eva emocionalmente? Agora, diante da primeira derrota de sua vida, depois de perderem a comunhão perfeita com Deus, teriam de reconstruir sua autoestima. Poderíamos pensar em muitas outras perguntas, mas por causa da brevidade do texto vamos parar por aqui.

Nós precisamos mudar a maneira como vemos a Bíblia e também como vemos a nossa vida. Precisamos aprender a perguntar sobre os nossos relacionamentos como esposo(a), filhos(as), amigos(as) e também com Deus.

E agora pergunto:

Onde está você em relação ao seu cônjuge? Como está o seu relacionamento? Vocês se falam, compartilham momentos íntimos e as alegrias, trocam olhares, dividem problemas ou por acaso têm vergonha um do outro, têm segredos ou estão se escondendo?

Onde está você em relação aos seus filhos? Eles são os seus eternos bebês, vocês compartilham tempo de lazer, compartilham parte da vida ou tem sido apenas um conflito de gerações?

Onde está você? Noventa e nove por cento das pessoas têm pelo menos uma área da vida em que estão felizes, mas também têm pelo menos uma área em que não estão onde gostariam de estar. Portanto, responder essas perguntas levarão você a entender onde está dentro do seu plano de vida.

Que possamos refletir onde estamos em nossa vida em relação aos outros, à nossa família, a nós mesmos, mas principalmente em relação a Deus. Responder a essas questões levará cada um de nós mais perto de nós mesmos, de nossos familiares, das pessoas à nossa volta e de Deus.

Adão e Eva entenderam onde estavam e prosseguiram sua vida em adoração e em missão, e assim também devemos fazer.

#Terceiraidade

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now