Netos, alegria na velhice!



Com a chegada dos netos, é bom recordar que os “novatos pais” são os responsáveis por seus filhos e não os “experientes avós”! Os novos pais também têm de reconhecer que os avós não devem levar essa carga de responsabilidade pela criação dos netos; nem se deve abusar deles usando-os desmedidamente como “creche” para que o casal possa continuar a ter a sua “liberdade”, às vezes até para o ministério na igreja.

Temos insistido, diante de muitos textos da Bíblia, que os pais são os maiores responsáveis, diante de Deus, pela “formação ou deformação” dos seus filhos! Escrevo isso com a autoridade de quem teve quatro filhos em cinco anos e sempre trabalhei na minha profissão, enquanto Beth ficou em casa como gerente e rainha do lar. Desde que casamos, estivemos envolvidos no ministério, pastoreando e discipulando em casa e em visitas, sempre com os filhos juntos, normalmente dormindo em um colchão ou acolchoado no chão, sempre na mesma hora: entre 8:30 e 9:00 da noite. Isso servia de testemunho do poder do evangelho em mudar nossa vida e família! Glória a Deus!

Hoje, como avós de onze netos, continuamos cumprindo uma função muito importante: servir de ponto de referência, ou modelo, tanto para os próprios filhos como também para os netos. Em uma sociedade com tantas e contínuas mudanças de padrões, cheia de confusões e inseguranças, os avós são os pilares e colunas firmes sobre a rocha (Mateus 7.24-27), enquanto ao redor caem e se destroem tantos lares, famílias e instituições que deveriam ser honrados e exemplos para a nova geração.

Só o fato de saber que os pais e avós estão ali, presentes, unidos e sempre dispostos a servir e apoiar, inspira confiança e segurança na vida dos netos. Provérbios 17.6 diz: “A coroa dos velhos são os filhos; e a glória dos filhos são seus pais”.

É certo que os netos não estão debaixo da autoridade direta dos avós, e estes não podem tirar a autoridade dos pais. Deus recomenda a nós, como pais e avós, que estejamos unidos: “Tão somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos” (Deuteronômio 4.9). Outro texto que reforça a nossa responsabilidade de transmitir às nossas gerações o que temos visto e conhecido do Senhor é o salmo 78. Hoje há muitos materiais que podemos comprar e presentear nossos filhos e netos e também podemos ter em nossa casa para quando eles vierem, sentarmos com eles e edificá-los em amor.

Quando vamos à casa dos nossos filhos e netos, ou eles vêm à nossa, já ficam esperando pela NOITE DOS AVÓS, quando assistimos a alguns filmes, desenhos, todos deitados em colchões no chão, comemos pipoca ou chocolate e depois oramos e brincamos juntos. Eles gostam também de subir na nossa cama e brincar de barraca, quando levantamos as pernas e as cobertas servem de tenda. Eles ficam embaixo, cantando e brincando juntos! Só o Pai do Céu poderia preparar e nos capacitar para isso! Alegria e riqueza maior não há! É o cumprimento do salmo 128, literalmente!

No mundo se diz que “os velhos” já não servem para nada, a não ser para atrapalhar e morrer. Infelizmente, é grande a desconsideração em relação aos pais e idosos, entretanto não é assim diante de Deus. Sua Palavra diz: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Provérbios 4.18). Que maravilha! Que esperança para nós é saber que, com o passar dos anos, mesmo na velhice, no plano e no reino de Deus, nossa vida influencia e brilha cada vez mais até a plena claridade do dia, pois somos também cada vez mais como sal para a terra e luz para o mundo e para os filhos, netos e bisnetos.

Como casal, como pais que têm temido a Deus, tendo atravessado muitas lutas e vencido com fidelidade e graça, sabendo que, a cada dia que passa, já estamos mais próximos do dia perfeito da nossa vida, tendo a consciência limpa e a cabeça erguida, por deixar aqui na terra gerações que são a “herança do Senhor”, isto é, filhos e netos que são homens e mulheres de valor para este mundo e para o Pai

#Netos #Terceiraidade

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now