Antes de dizer sim, tenha um plano de gastos



Gastar significa despender dinheiro, desembolsar. Também pode ter o sentido de gastar perdulariamente; esbanjar; dilapidar; dissipar. Em nosso cotidiano, gastar é algo que fazemos naturalmente. Há diversos fatores que influenciam a forma como um casal gasta seu dinheiro: suas necessidades básicas, tais como alimentação, vestuário e moradia, como também seus desejos. Nem sempre é tão simples diferenciar necessidades de desejos.

Por exemplo, comer é uma necessidade básica, mas comer filé mignon é, em geral, um desejo. Vestir também é uma necessidade básica, porém usar roupa de grife é, em geral, um desejo.

Uma das grandes causas de desentendimentos no lar é, certamente, questões de caráter financeiro. Marido e mulher podem ter experiências completamente distintas antes do casamento. Por isso é necessário adotar um plano para que as finanças estejam em ordem. A isso eu chamo de Plano de Gastos, uma maneira biblicamente correta de usar o dinheiro. Os gastos são direcionados para suprir as mais diversas necessidades e também desejos. Devido à limitação dos recursos disponíveis a cada pessoa ou família, gastar com sabedoria reveste-se de importância capital, pois quase que diariamente somos confrontados com a necessidade de tomarmos decisões referentes a gastos.

Como fazer um plano de gastos? Veja como um plano de gastos não é nenhum bicho de sete cabeças. Sua estrutura é simples:

1. Renda 2. Despesas Doações Economias Dívidas Gastos 3. Resultado = 1 – 2

Escolha um de vocês, marido ou mulher, para fazer os lançamentos diários no Plano de Gastos. Apenas um, ou então não vai funcionar. Mas, pelo menos uma vez por mês, sentem juntos para avaliar se o plano realmente está funcionando. Façam os ajustes necessários para que o plano mantenha vocês no caminho certo.

Troquem ideias e orem sobre seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Marido e mulher têm habilidades diferentes quanto a questões financeiras; um pode ser mais racional, outro mais emocional. O mais importante é poder equilibrar essas diferenças para que o casal e a família saiam ganhando no final.

Se desejar uma planilha simples e que realmente funciona, envie um e-mail para paulodetarso@financasparaavida.com.br.

#Finanças #Namoro

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now