Passos para alcançar o sucesso financeiro



Se você quer alcançar o sucesso financeiro, esta é uma pergunta básica que precisa ser respondida. Afinal de contas, o que é o sucesso financeiro? Em geral, a sociedade considera bem-sucedidas pessoas com muito dinheiro. Veja se isso não acontece com você. Quando vê alguém usando roupas caras, dirigindo o belo carro do ano, morando em um condomínio dos sonhos, você tende a considerar aquela pessoa como alguém bem-sucedido financeiramente, não é verdade?

O que a Bíblia diz sobre isso? Há muitos anos eu tenho estudado a Bíblia para entender e alcançar o sucesso financeiro. Após anos de estudo cuidadoso, verifiquei que a Bíblia não apoia esta visão simplista de que ter sucesso financeiro significa apenas ter muito dinheiro. Na verdade, não há uma declaração bíblica resumida para o que seja sucesso financeiro. Mas eu o resumiria da seguinte maneira: fazer o que Deus quer com o dinheiro que você tem.

Como faço para ter sucesso financeiro? Esta é uma excelente pergunta. E é sobre ela que quero falar neste artigo. Eu desejo mostrar a você que, aprendendo os princípios corretos e colocando-os em prática, você pode ser e será uma pessoa financeiramente bem-sucedida. Eu acredito piamente que este é o desejo de Deus para todas as pessoas, independentemente de qual tenha sido seu histórico financeiro até o presente momento.

Existe uma maneira biblicamente correta para ganhar dinheiro?

Sim. A primeira coisa que você precisa saber é que é através do seu trabalho que você deve ganhar dinheiro. Veja o que Salomão fala sobre esse assunto. Ele disse com muita clareza: “O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece” (Provérbios 10.4). Então eu percebo que muitas pessoas querem ganhar dinheiro rapidamente e com pouco esforço. Mas isso realmente não funciona.

Por que eu preciso fazer doações? Porque elas fazem parte do plano de Deus para todas as pessoas. Deus poderia ter feito todas as pessoas autossuficientes, mas esta não foi a escolha d’Ele. Você vai perceber que as pessoas têm diferentes habilidades e também seguem carreiras diferentes. Mas as diferentes habilidades se completam fazendo com que pessoas supram as necessidades de outras pessoas. Com o dinheiro não é diferente. Como Jesus mesmo disse, sempre haverá pessoas necessitadas no mundo (“Porque sempre tende convosco os pobres...” – Mateus 26.11), e por isso mesmo você deve colocar parte de seus recursos para suprir essas necessidades. Eu já disse no início que o sucesso financeiro não significa ter muito dinheiro, mas fazer o que Deus quer com o dinheiro que você tem. Por isso, doar é uma condição essencial para que você possa atingir o sucesso financeiro.

Investir é importante para minha vida financeira? Eu digo que é essencial. Você precisa entender que haverá necessidades futuras que serão supridas através dos investimentos que você vai começar a fazer hoje. Pense nos objetivos que ainda quer alcançar, mas ainda não conseguiu. Dinheiro para sua aposentadoria, comprar um imóvel, trocar de carro, doar mais para sua igreja, ajudar pessoas necessitadas. Tudo isso é possível com planejamento financeiro, colocando o dinheiro para trabalhar a seu favor.

O que a Bíblia fala sobre dívidas? No Antigo Testamento há alguns textos que direta ou indiretamente falam sobre o assunto. Por exemplo: “… e emprestarás a muitas nações, porém tu não tomarás emprestado” (Deuteronômio 28.12). Primeiro vamos ver o contexto desse versículo. O autor está se referindo a uma série de bênçãos que seriam provenientes da obediência de Israel como nação. Então, uma das bênçãos era a de não necessitar tomar dinheiro emprestado de outras nações. Mas logo em seguida você vai notar que há também maldições pela desobediência, e uma delas também tem a ver com dinheiro: “Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele…” (Deuteronômio 28.44). Perceba que, neste último texto, uma vez que a nação de Israel fosse desobediente, viriam maldições, e uma delas seria necessitar tomar dinheiro emprestado de outras nações para sobreviver. Embora o texto não diga que a dívida é um pecado, você pode notar que há certa associação entre dívida (ter que tomar emprestado) com desobediência.

Quais são as vantagens de se ter um plano de gastos? Eu não tive a oportunidade de ter alguém que me ajudasse diretamente em saber como lidar com o dinheiro. Fui bom aluno na escola pública e me formei em engenharia civil, também numa universidade pública. Minha vida estudantil foi muito tranquila. Eu gostava dos livros e fui um aluno dedicado. Mas quando saí de Recife para trabalhar em São Paulo, sabia muito pouco sobre como lidar com o dinheiro. E aí fui aprendendo, como se diz na gíria, “aos trancos e barrancos”. Em minha experiência pessoal, constatei que quando não temos um plano elaborado para o uso do dinheiro, os gastos naturalmente excedem nossas expectativas. Nesse caso, normalmente antes do final do mês surge a pergunta fatal: “para onde foi o dinheiro?”. Embora vivesse com equilíbrio, só bem mais tarde, quando já estava casado e com filhas, tive a oportunidade de implementar um plano de gastos e perceber os benefícios desta ferramenta. Antes de ter um plano de gastos, o dinheiro ia embora e não sabíamos claramente para onde ele tinha ido. Agora, não apenas sabemos o destino que ele tomou como também o determinamos antecipadamente. Aliás, este é o objetivo do plano de gastos, ou seja, fazer com que o dinheiro chegue exatamente aonde você deseja que ele chegue e assim supra suas necessidades e até mesmo seus desejos.

#Vidaconjugal #Finanças

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now