Pai, eu quero namorar!


Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém! (Romanos 11.36)

O mundo parece dizer que as pessoas existem para ser felizes e que tudo foi feito para elas, mas quando lemos as Escrituras, entendemos que nossos filhos não são o centro do mundo, da história e da existência do Universo. O Filho de Deus, sim. Ele é o centro. A verdadeira qualidade de vida está em viver de bem com o Criador e se encaixar no seu grande propósito.

Ser feliz é consequência da obediência, já que um Pai amoroso só dá conselhos e ordens para o bem de seus filhos. O conceito de namoro é inexistente nas páginas das Escrituras. Os pais dos noivos combinavam ou aprovavam o casamento. Havia um período de espera, no qual o noivo preparava a casa para que pudessem lá viver. José e Maria, pais de Jesus, são um exemplo desse tipo de relacionamento.

Isso não quer dizer que devamos excluir o namoro da vida dos filhos e pular diretamente para o noivado, mas serve para entendermos que a única razão de ser do namoro é objetivando um casamento. É possível que durante esse período ambos descubram que preferem não ficar juntos e podem, certamente, buscar outro companheiro, mas tudo feito com muita responsabilidade e respeito.

Quando o namoro é recreativo e tem como objetivo extrair do outro prazer, aceitação ou simplesmente se sentir amado, uma série de consequências desastrosas se apresentam. Sempre que houver um pequeno compromisso e uma ruptura (“ficar”, por exemplo), um dos dois será rejeitado. O exercício de rejeitar e ser rejeitado funciona como um aprendizado para o divórcio, além de promover sempre a dor do rompimento, seja de saber que o outro está sofrendo, seja por ser descartado. Isso não combina com quem deseja “ser feliz”.

Quando a intimidade no namoro cresce, o casal pode passar dos beijos para as relações sexuais, e daí surgem frutos amargos, como a contração de doenças sexualmente transmissíveis ou a ocorrência de gravidez não planejada. Consequências que, muitas vezes, acompanharão os jovens para o resto de sua vida. Mesmo que namorem e não contraiam doenças, ou que não haja gravidez precoce, cada relação sexual fica gravada na memória e futuramente atrapalhará no relacionamento de casado. Lembranças surgirão nos momentos mais indesejáveis e as comparações poderão contribuir para a infelicidade no casamento.

Quem não se controlou durante toda a vida, quem investiu anos em conquistar e se deixar conquistar terá enorme dificuldade de manter a fidelidade no casamento e ainda será um cônjuge desconfiado.Alguns especialistas na área de sexualidade afirmam que muitos casos de homens que apresentam ejaculação precoce no casamento são resultado de um início de vida sexual proibida, feita às escondidas e às pressas.

O que queremos dizer é que o padrão de Deus é bom e não o do mundo. O Senhor não é um estraga-prazeres, antes, é o criador do sexo! Ele sabe, melhor do que ninguém, o caminho para uma vida abundante. O desafio dos pais é levar os jovens a buscar realização em Deus, em adorá-lo, de modo que se sintam plenos e completos para assim poder buscar outra pessoa e cumprir o propósito de Deus de ter uma família com filhos semelhantes a Jesus.

Seu filho deve, sim, namorar e não precisa ser um homem maduro e rico, mas deve estar pronto para apresentar, pelo menos, planos e projetos de como ter uma vida de casado. Precisa buscar outra pessoa com quem se identifique social, espiritual e fisicamente. O padrão estético da beleza artificial parece ser o carro-chefe, mas ajude-o a não cair na armadilha da estética oca.

Deus é bom, e seu mandamento é para o bem de seus filhos. Quando estes se alinham ao seu padrão perfeito, descobrem o prazer de desfrutar da presença de Deus e constituir família para a glória d’Ele. Isso é ser feliz.

#Adolescência

Posts recentes

Ver tudo

A pressão da turma

Sempre fui uma pessoa animada e guerreira, mas quando se trata de filhos crescidos e adolescentes, já passei muito desespero. Você já notou como ser um bom pai ou boa mãe parece ter se tornado mais di

  • Twitter Clean
  • w-facebook
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now