A corrupção que corrói a qualidade de vida

"Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” Isaías 1.19
"O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos...o que me preocupa é o silêncio dos bons” M. Luther King Jr.
Isaías era um profeta da corte e circulava entre os monarcas de sua época. Ele sabia muito bem o que acontecia nos bastidores da política, ou melhor, da politicagem corrupta do seu tempo. Ele tinha conhecimento de decisões que eram tomadas nas caladas da noite por pessoas interessadas em seus benefícios pessoais ou corporativos. 

LEIA MAIS

EDIÇÃO 170 - SETEMBRO/OUTUBRO 2019

Isaías conhecia o que era corrupção e, ao que parece, durante um bom tempo de sua vida contemplava a mesma de forma passiva como se ela fosse natural, até o dia em que uma visão divina seus olhos foram abertos e percebeu que seus lábios eram impuros e o ambiente no qual circulava era poluído de impuros lábios – Isaías 6.5     

O crime da corrupção em nossa nação, revela de fato a nossa natureza caída e prejudica o país porque impede que desfrutemos de uma qualidade de vida melhor, ante o amplo potencial que possuímos em nossas dimensões continentais. A lei do Gerson, de levar vantagem pessoal em tudo, instalada na nossa história e cultura, inclusive no poder público, diminui a capacidade de investimentos necessários à melhoria do bem comum, uma vez que este hábito naturalizado em nossa história é praticado pelos que deveriam odiá-lo. Propinas para licitações e desvios de verbas de programas sociais, fazem muita falta na educação, saúde, saneamento básico, transporte público e obras para o bem comum.

Este mal não decorre somente da ação de agentes públicos, mas também de pessoas e empresas privadas que oferecem vantagens para obter contratos ilícitos. Até na maior paixão do brasileiro, o futebol, a corrupção se instalou, ao ponto de alguns dos seus dirigentes se encontrarem presos por desvios de grandes quantias. Quem age assim lesa a sociedade, sendo conivente de agentes públicos e causa outros males à própria sociedade privada ao impedir a livre concorrência e o desenvolvimento sadio decorrentes da boa competitividade.

Freud em sua teoria psicanalítica dizia que há três tipos de estruturas da personalidade humana: os neuróticos, os psicóticos e os perversos. Penso que os corruptos, em geral, se enquadram na categoria dos perversos, que são os que não possuem afetos, praticam maldades e não experimentam nenhuma culpa pelo que fazem.

Em que áreas específicas se a corrupção corrói a nossa qualidade de vida?

1. Saúde – Perdi uma filha de dois anos de idade, por causa de uma catapora que evoluiu para uma infecção generalizada. Veio à óbito depois de ser atendida em cinco hospitais públicos. Como um sistema de saúde é tão ruim assim, ao ponto de não conseguir ajudar um casal jovem, que andava de hospital em hospital na cidade do Recife, tentando cuidar de sua querida filha com uma catapora? Corrupção gera falta de recursos para remédios, equipamentos adequados, capacitação de pessoal para ter mais sensibilidade-humanização nos atendimentos, enfim, oferecer saúde de qualidade à população que contribui com seus impostos.  
2. Educação – Nossos índices de educação são pífios em relação ao mundo e ficamos abaixo de países bem mais pobres do que nós. Fico triste quando me encontro com crianças em idade escolar que não estão estudando, ou ainda não foram alfabetizadas. Mas há um fato que me causa grande estranhamento no Brasil que são profissionais com formação superior, alguns com mestrado e doutorado, que ao se expressarem em público, não conseguem fazer uma concordância verbal ou nominal adequada: escuto comumente de alguns com os quais convivo expressões como: “para mim entender... agentes três...” e outras semelhantes. Sim, a corrupção prejudica a educação em nosso país, um dos bens mais preciosos do ser humano. 
3. Moradia – Como é possível uma nação do tamanho da nossa, alguém não possuir seu pedacinho de terra para morar? Isso não faz qualquer sentido. Porque nossas taxas de financiamento são tão altas? “Todo ser humano tem direito à moradia”, diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos. E apesar de não está na nossa Constituição desde sua implementação, passou a ser direito constitucional em 2000, com a Emenda Constitucional nº 26: “São direitos sociais a educação, a saúde... a moradia...”. Um amigo que mora no Chile me disse que as taxas de financiamento habitacional estão chegando a 2% ao ano. O que acontece com nossa nação, que é infinitamente mais rica que nosso vizinho sul americano, mas possui altas taxas de financiamento habitacional? Será que alguns humanos conseguem ser mais humanos que outros? Sim, a corrupção faz com que a angústia do brasileiro em ter seu espaço de moradia, perturbe sua qualidade de vida. 
Nessa linha de pensamento podemos incluir mobilidade urbana, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados...
Enfim, todas essas atitudes que levam alguns seres humanos à corrupção corroem a qualidade de vida, o que configura o contrário do que o nosso mestre desejou para o mundo: “...eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” João 10.10.
Que sua abundante graça repouse sobre nossa nação. 

MARCOS QUARESMA

moedas.png

Seus investimentos demonstram suas maiores intenções

Qualquer pessoa em sã consciência não investiria na mentira, pois como diz o ditado a mentira tem perna curta, mas o que podemos ver em nossos dias são pessoas acreditando mas na mentira do que na verdade

LUIZ HENRIQUE DE PAULA

Bíblia, fonte de combate a corrupção

Sabemos que a fonte dos valores para os cristãos, devem ser os da Palavra de Deus, a Bíblia. “Tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.”

 Magali Leoto

valores_magalileoto.jpg

Uma ideia divina
   
 Alcindo Almeida

Vencendo o ciclo vicioso do jeitinho

    Stelio Rega

 

Qual é a minha forma?
    Marcos Antonio Garcia

 

Corrupção e as finanças
 
   Paulo de Tarso

 

A corrupção é combatida com a espada do Espírito
    Giovani Zimmermann

 

Como educar a nova geração
    Valéria Lima

Quando a corrupção atinge diretamente a família   

     Adriel de Sousa Lima

  • Twitter Clean
  • w-facebook