A proposta de Deus aos casais: pense mais nela/e do que em você

A carta do apóstolo Paulo aos efésios ressalta as diferentes funções do marido e da esposa no casamento. Essas funções não significam superioridade de um sobre o outro. O próprio apóstolo afirma que, em Cristo, homem e mulher são iguais: “Desse modo não existe diferença entre judeus e não judeus, entre escravos e pessoas livres, entre homens e mulheres: todos são um só por estarem unidos com Cristo Jesus” (Gálatas 3.28). As diferentes funções foram idealizadas por Deus para gerarem harmonia no lar e para que os cônjuges supram as necessidades mútuas.

LEIA MAIS

Convivendo com as diferenças de papéis, personalidades e comportamentos

Precisamos convir que é impossível admitir que “pensamos da mesma maneira”, “somos iguais”, “estamos sempre afinados”, “nossos gostos são os mesmos”, entre outras expressões que ouvimos quando se trata da questão conjugal.

Adriel Maia

EDIÇÃO 162 - MAIO/JUNHO 2018

Nós falhamos constantemente em todos os papéis que exercemos porque somos pecadores. Temos dificuldade em cumprir o que o Senhor planejou para nós e para o nosso lar, nossa família. Muitas vezes não reconhecemos que o plano de Deus para a nossa vida é perfeito e tem o propósito de nos proporcionar felicidade. Mas, apesar do nosso pecado, nem tudo está perdido. Sempre podemos colocar nossas dificuldades aos pés da cruz, orar e pedir a Deus que Ele nos oriente por meio das Escrituras Sagradas. A Palavra de Deus é viva e tem poder de nos transformar e capacitar. 
Da mesma forma, é preciso que os cônjuges tenham gravado em sua mente e em seu coração que para manter seu casamento é absolutamente essencial a necessidade de haver aceitação. Por mais afinidades que um casal tenha entre si, não é possível negar a realidade de que as diferenças individuais, as expectativas de cada um em relação ao casamento, causarão algum tipo de irritação, divergência, contrariedade.


Para que ambos se entendam, além de cada um encarar com responsabilidade e se entregar ao desempenho do papel designado por Deus na relação, também é preciso haver uma abertura para a exposição das expectativas mútuas e o esforço para, apesar de não ver concretizadas algumas delas, aceitar seu cônjuge como ele consegue ser e contribuir, de todas as maneiras possíveis, para o sucesso do seu casamento, apesar de a realidade não ser exatamente como sonhou.


Quando os cônjuges se esforçam para alegrar e satisfazer o outro, o amor entre ambos cresce e se torna mais real.


Não posso negar que o tema desta edição é desafiador. Exercer seu papel no casamento e saber ajustar suas expectativas conjugais não são assuntos muito discutidos atualmente, já que, para muitos, a prioridade pessoal é a busca da própria felicidade. Porém, o que o Senhor nos propõe é a união sólida e equilibrada, em que cada um pensa mais no outro do que em si mesmo. Sei que é uma proposta difícil de ser aceita e realizada. 


Por isso oramos para que as próximas páginas desta revista possam ajudar os casais a redirecionarem suas posições e atitudes na relação e reafirmarem seu compromisso com Deus e seu cônjuge de cumprir seu papel no casamento, com a ajuda do Senhor e de sua Palavra.


A todos, boa leitura.

 JAIME KEMP 

Lidando biblicamente com a submissão da mulher

E u creio que a Bíblia é sábia e muito atual. Ela nos traz diversos temas que envolvem o nosso cotidiano, e um deles é a questão da submissão. Mas o que isso realmente significa? Ela envolve aceitar ordens/obrigação de obedecer (leis), mas na realidade é adequar-se aos planos e interesses de outrem. 

Ivana Garcia

Não foi assim que imaginei
Jaime Kemp

Como seria o ambiente familiar se o marido amasse sua esposa como Cristo amou sua igreja?
Paulo Klawa 

Esposas e esposos, servos um do outro
Nelson Campos

Como os papéis de marido e esposa podem impactar os filhos?
Luiz Henrique de Paula

Que objetivos educacionais a Educação Cristã deve procurar desenvolver?
Gildásio J. B. dos Reis
 
Qual a verdadeira importância de encontrar uma esposa?

Lisânias Moura

Qual é a responsabilidade principal da esposa com o marido?    
Lucia Thomazi

Qual é a responsabilidade principal do marido com a esposa?    
Carlos Catito

A família na UTI
Estevam Fernandes

Reaprendendo a sonhar
Sísera Oliveira

 Artigos 

Linguagens do amor
Igor Vilcinkas

A família nas mãos de Deus
Elthom Sá

Adoração em família
Ronaldo Bezerra

Comunicação & ação
Fernando de Paula

Pais e filhos, amigos para sempre
Gerson Ortega

Vida conjugal
Ivonildo Teixeira

  • Twitter Clean
  • w-facebook